• Menu
  • Logotipo Korsa

    Português English

    Serviços

    Financeiros

    Financeiros

    Com o ritmo acelerado da economia torna mais evidente a importância da contratação de seguros financeiros como ferramenta de proteção por parte das empresas, bem como de otimização de seus recursos. Nem é preciso dizer o quanto é prejudicial, em épocas de crise, ter recursos indisponibilizados ou bens onerados para garantir o juízo de uma certa lide. Consoante sabido, pode ser fatal para o dia a dia de uma empresa.

    Contratação de seguros financeiros é uma importante ferramenta de proteção para as empresas.

    Abrange todas as operações de crédito realizadas pelo Segurado durante o período de vigência da apólice até o prazo máximo fixado nas Condições Particulares, para a totalidade de seus clientes domiciliados no país.


    Seguro de crédito interno é aquele que garante ao segurado o pagamento das vendas a seus clientes (devedores). Em resumo, é a cobertura contra a falta de pagamento, seja por atraso, falência ou concordata do devedor.

    Vantagens adicionais do seguro de crédito interno

    Com a contratação do seguro de crédito interno, o segurado tem acesso a importante e variada gama de serviços, que influem positivamente na evolução dos negócios. E, além de garantir as operações de crédito de uma empresa, o seguro de crédito interno ainda tem a oferecer ao contratante uma série de serviços complementares:

    Análise de crédito: com a contratação do seguro, a Korsa juntamente com a seguradora escolhida, auxiliará na análise de crédito de toda a carteira do segurado, definindo limites individuais de risco para os devedores inclusos na apólice. Essa análise baseia-se em ampla base de dados da seguradora e em informações do próprio mercado, levando-se em consideração o histórico do devedor junto ao segurado, seu potencial futuro de compra e sua situação econômica e financeira.

    Monitoramento da carteira de clientes: após a análise individual, os devedores continuarão a ser monitorados durante toda a vigência da apólice. Com esse monitoramento, qualquer alteração em sua situação cadastral, econômica e/ou financeira poderá ser detectada e oportunamente comunicada ao segurado.

    Gestão de cobrança: o segurado poderá contar com o apoio da seguradora na gestão de cobrança dos créditos vencidos e não pagos, buscando uma solução amigável com o devedor inadimplente, sem interferir na política comercial do segurado. Quaisquer recuperações de créditos vencidos serão repassadas imediatamente ao segurado.

    Importante instrumento de garantia, o seguro de crédito à exportação dá ao Exportador uma maior competitividade no mercado internacional, possibilitando vendas em prazos compatíveis com os praticados pelos concorrentes. O seguro de crédito oferece a tranqüilidade de exportar com a certeza de receber.

    Este seguro é aceito como garantia pelas instituições financeiras, facilitando o acesso a financiamentos, mantendo as outras opções de garantia disponíveis pelo tomador do financiamento não comprometidas.

    Cada vez mais utilizado, o seguro de crédito à exportação é a garantia contra o não-pagamento pelo importador, das exportações de bens e serviços, em razão de:

    • Riscos comerciais, caracterizados pelo não-pagamento da exportação em razão de falência ou simples mora;

    • Riscos políticos e extraordinários, caracterizados pela incapacidade do importador de pagamento da operação, em razão de eventos específicos, tais como moratória, guerras, revoluções etc.


    O seguro garantia é um contrato com a finalidade de cobrir prejuízos decorrentes da falta de cumprimento de obrigações assumidas pelo tomador (contratado) frente a um credor ou beneficiário (contratante), que se torna o verdadeiro segurado da garantia.

    O seguro garantia, constitui-se em um instrumento destinado a ressarcir o segurado, até o limite da importância segurada, caso o tomador não cumpra com o acordo celebrado entre eles.

    Garantias mais comuns são:

    • Concorrência (bid bond);

    • Executante (performance bond);

    • Perfeito funcionamento (maintenance bond);

    • Adiantamento de pagamento (advanced payment bond);

    • Retenção de pagamento (retention payment bond);

    • Aduaneiro;

    • Imobiliário.

    O ambiente atual de negócios tem exigido dos gestores - diretores, administradores e gerentes - cada vez mais qualidade e agilidade no processo de tomada de decisões. O fato é que uma atitude errada ou falha de supervisão, que não se enquadre nas leis ou nas atribuições dos gestores, podem gerar a responsabilidade pessoal pelos danos causados por tais condutas no exercício de atividades administrativas. Acionistas, empregados, clientes, concorrentes, entidades governamentais e terceiros, com os quais a empresa se relaciona, podem fazer valer seus direitos por meio de ações, que a lei confere, para compensar os possíveis danos decorrentes do ato ou decisão falha. Nesse caso, o profissional de gestão responsável poderá ser obrigado a responder com seu patrimônio pessoal.

    A proteção dos bens pessoais dos administradores é objeto de cobertura do seguro D&O – Directors and Officers, que é devidamente adequado às necessidades de cada empresa.

    Principais Garantias

    A) Indenização dos administradores
    Ressarcimento aos diretores e administradores de valores pagos em função de ação judicial.
    Adianta os custos de defesa e não tem franquia.

    B) Reembolso à sociedade
    Reembolsa a empresa pelas indenizações que ela pagar em nome dos diretores e administradores . Adianta os custos de defesa e não tem franquia.

    C) Garantia adicional de contenção de crise
    Indeniza prejuízos decorrentes de danos à imagem da empresa. Anúncio público de demissões de empregados, perda de executivos importantes, reestruturação ou não pagamento de dívida e perda de patente, são alguns exemplos.

    D) Custos de defesa em geral
    Cobre às custas judiciais e os honorários advocatícios decorrentes de defesa relacionada às reclamações.

    E) Representações para procedimentos extrajudiciais
    Cobre despesas com advogados, entre outros custos de defesa, em processos extra-judiciais ou administrativos.

    F) Novas subsidiárias
    Cobre, automaticamente, todos os diretores e administradores de empresas criadas e/ou adquiridas durante a vigência do seguro, até um determinado limite de ativos.

    G) Conselheiros e diretores de entidades sem fins lucrativos
    Serviço de seguro destinado a Para os diretores e administradores que exerçam posições de conselheiros em entidades beneficentes.

    H) Herdeiros e representantes legais do espólio
    Seguro com extensão aos herdeiros em caso de morte do segurado.

    I) Responsabilidade solidária de bens do cônjuge
    Para o caso de qualquer bloqueio ou penhora que se estenda ao patrimônio do cônjuge do segurado.

    J) Poluição
    Cobre as reclamações de acionista da sociedade (em nome da sociedade ou por sua própria conta), com a alegação de dano à sociedade ou aos acionistas, por prejuízos financeiros puros decorrentes da liberação de poluentes.

    K) Bloqueio de bens
    Indenização decorrente de perdas e danos impostos aos diretores e administradores por conta de medidas que coloquem em indisponibilidade seus bens pessoais, tais como penhora online etc.

    L) Cobertura para multas
    Garantia das multas impostas aos diretores e administradores exclusivamente em virtude de atos de gestão praticados no exercício das funções.